segunda-feira, 10 de março de 2014

Trabalhando com o Gênero Textual "Relato Pessoal" no Terceiro Ano do Ensino Fundamental I

EEIEF Liceu Diocesano de Artes e Ofícios
Estratégia: Sequência Didático-pedagógica
Gênero: Relato Pessoal
Conteúdos Relacionados: Leitura, Interpretação, Verbos de Ação, Tempos Verbais e Conjugação Verbal.
Livro: O Vira-lata Filé
Autora: Cláudia Ramos
Áreas do Conhecimento: Língua Portuguesa (5 aulas de 45 min).
                                          Arte: (1 aula de 45 min).

OBJETIVOS:
  • Revisar verbos de ação;
  • Reconhecer o gênero Textual estudado identificando suas características, variações e finalidades.
  • Compreender a organização da escrita do gênero estudado.



PRIMEIRO MOMENTO: (Língua Portuguesa)



Apresentei um cartaz com imagens de cães e pedi que os alunos observassem cada gravura com bastante atenção. Depois iniciamos uma conversa sobre a impressão que cada aluno teve a respeito do que observaram no cartaz. Procurei orientar a conversa sobre as habilidades, características, comportamento, tamanho, relação com o dono e outros atributos próprios dos cães. Esse momento foi bastante pertinente para trabalhar a oralidade.











SEGUNDO MOMENTO: (Língua Portuguesa)

 Apresentei a capa do livro questionando os alunos sobre suas impressões a respeito  dos elementos presentes (nome da autora, imagens, cores, e outros  elementos). Em seguida perguntei se alguém tinha algum palpite sobre o conteúdo da história. Surgiram muitos palpites:
_ "Eu acho que vai falar de cachorrinhos". _ disse alguém.
_ "A história vai falar de filhotes". _ disse outro aluno.
_ "Ah! Essa história vai falar de amizade" - Falou mais alguém.

Muitos foram os palpites.




TERCEIRO MOMENTO: (Língua Portuguesa)

Fazendo uso do datashow, mostrei o interior do livro (texto e imagens) para leitura e compreensão da história.





















QUARTO MOMENTO: (Língua Portuguesa)

Afixei no quadro, um cartaz com  o texto, na íntegra, escrito em papel madeira com hidra cor e fizemos leitura compartilhada, leitura em duplas, leitura individual e leitura em grupos de cinco alunos. Em seguida, como não houve a possibilidade de distribuir uma cópia do livro para cada aluno e por se tratar de um texto relativamente pequeno; pedi  para que todos copiassem o texto em seus cadernos. Depois de copiado o texto, pedi que sublinhassem ou circulassem todos os verbos de ação presentes no texto. Encontrados os verbos os alunos foram orientados a colocá-los nos tempos presente, passado e futuro. Por fim pedi que os alunos conjugassem os verbos nas pessoas: eu, ele, ela, você, nós, eles, elas e vocês.



QUINTO MOMENTO: (Arte)

Distribuí a turma em seis grupos e lhes entreguei papel ofício, lápis de cor , revistas, tesouras, cola e pincéis e pedi que ilustrassem a história estudada  com imagens recortadas ou desenhos.
 












SEXTO MOMENTO: (Língua Portuguesa)


Em um cartaz com o texto começado pedi que os alunos continuassem cada um a seu tempo escrevendo a palavra seguinte em uma tarjeta de papel ofício e colando no cartaz. Depois dessa montagem coletiva do texto em papel madeira ou cartolina, pedi que os alunos recontassem oralmente a história, mudando o nome da personagem. Por fim, a história recontada foi também reescrita e ilustrada com as imagem dos recortes e desenhos trabalhados na aula de Arte.


























RESULTADO:

O resultado final foi uma exposição dos textos elaborados pelos alunos.

OBSERVAÇÃO: Atividades planejadas e desenvolvidas em parceria com a professora Maria de Lourdes Cervantes, nas turmas de Terceiro Ano A, B e D, na EEIEF Liceu Diocesano de Artes e Ofícios na Cidade de Crato-CE; no ano de 2013.


2 comentários: