quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Trabalhando a Cultura e a Religiosidade Afro no Terceiro Ano do Fundamental I

UMA OFICINA DE ARTE: (Projeto Muitas Raças, um Mesmo Povo).


Consolidando o aprendizado de conteúdos de aulas anteriores.

Confecção de Bonecas de E.V.A., Papel e Retalhos de Tecido.

Por Adelmir Barbosa.

OXUM - Dia: Sábado. Cores: Amarelo – Ouro. Símbolo: Leque com espelho (Abebé). Elemento: Água Doce (Rios, Cachoeiras, Nascentes, Lagoas). Domínios: Amor, Riqueza, Fecundidade, Gestação e Maternidade. Saudação: Òóré Yéyé ó!  

Depois do estudo de textos e exposição de vídeos, sobre cultura religiosa Africana, em aulas de Língua Portuguesa, história, geografia, religião; foi o momento da execução da oficina de Arte, já prevista no projeto.

Com o tema "princesas africanas", propus a confecção de bonequinhas de papel, E.V.A. e retalhos de tecido, com a intenção de representar os orixás femininos.
Os grupos foram formados e o material foi entregue: papel reciclável ou ofício, E.V.A. preto, papel crepom de cores variadas, cola, retalhos de tecido de cores diversas, tesoura, agulha e linha.
Por serem ainda, muito crianças, os alunos não fizeram a parte  de costura, pra evitar problemas com as agulhas. Essa parte, foi feita pela professora Aparecida Oliveira, sempre pronta a colaborar com os projetos da escola.

Devido à carência de material, só foi possível representar três princesas-orixás: Oxum, Yemanjá e Yansã. Mesmo assim, foi um trabalho muito bom.


Pode-se, também, entregar a cada grupo, um texto instrucional, mostrando o passo-a-passo da confecção das bonequinhas.



Pode-se ainda, em um outro momento, montar coletivamente um texto instrucional contendo cada etapa do trabalho realizado.





A técnica utilizada reune dobradura, corte e colagem de papel, costura e a técnica dos nós (essa técnica dos nós é utilizada na confecção das "Abayomi").


















E, o resultado da oficina foi melhor do que o esperado. As bonequinhas representando as Orixás-princesas Negras ficaram lindas e serão expostas no encerramento do Projeto "Muitas Raças, um Mesmo Povo", previsto para o final de Novembro.













YEMANJÁ - Dia: Sábado. Cor: Branco, Prateado, Azul e Rosa. Símbolo: Abebé prateado. Elementos: Águas doces que correm para o mar, Águas do mar. Domínios: Maternidade (educação), Saúde mental e Psicológica. Saudação: Erù-Iyá, Odó-Iyá





YEMANJÁ - É a rainha de todas as águas do mundo, seja dos rios, seja do mar. O seu nome deriva da expressão YéYé Omó Ejá, que significa, mãe cujo filhos são peixes. apesar de no Brasil Yemojá ser cultuada nas águas salgadas, a sua origem é de um rio que corre para o mar. Inclusive, todas as suas saudações, orikís e cantigas remetem a essa origem, Odó Iyà por exemplo, significa mãe do rio, já a saudação Erù Iyà faz alusão às espumas formadas do encontro das águas do rio com as águas do mar, sendo esse um dos locais de culto a Yemonjá.

YANSà- Dia: Quarta-feira. Cores: Vermelho, branco e Rosa. Símbolos: Espada e Eruexin. Elementos: Ar em movimento,qualquer tipo de vento, Fogo. Domínios: Tempestades, Ventanias, Raios, Morte. Saudação: Epahei! Orixá guerreira, rainha dos raios e das tempestades.

OXUM - Rainha de todas as riquezas, a protetora das crianças, a mãe da doçura e da benevolência. Generosa e digna, Oxum é a rainha de todos os rios e cachoeiras.

Fonte das legendas: https://ocandomble.wordpress.com/os-orixas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário