quinta-feira, 7 de março de 2013

OS BAIXOS ÍNDICES DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA PÚBLICA

De: Adelmir Barbosa

Hoje os jornais, rádios, sites e revistas decidiram finalmente mostrar a triste realidade da Educação Pública. Dizem que, segundo pesquisas, aproximadamente 90% dos alunos do Ensino Médio não sabem Matemática e 70% não sabem português.

Abordava eu, esse assunto no início do ano letivo durante a Semana Pedagógica na Escala na qual trabalhei até bem pouco tempo. Naquele momento, depois de um estudo em grupo, apresentávamos à plenária, o resultado das reflexões dos grupos. Cada grupo havia recebido um texto específico como subsídio norteador do debate.

Eram textos bonitinhos de "renomados" Pedagogos que abordavam temas relativos a disciplina/indisciplina, comportamento e rendimento dos alunos: "como lidar com o aluno "palhaço", como lidar com o aluno hiperativo, como lidar com a indisciplina, como lidar com o aluno tímido", entre outros temas e conselhos do gênero que julguei extremamente fora da realidade de sala de aulas nos tempos atuais, inoperantes e sem condições de aplicação na "praxis" cotidiana da regência de sala.

LISTEI, ENTÃO, NO MEU DISCURSO ALGUMAS REALIDADES QUE JULGO COMO CAUSAS DESSE FRACASSO, APESAR DE SABER QUE PODERÍAMOS CITAR VÁRIAS OUTRAS.


1. A FALTA DE INVESTIMENTO: professores mal pagos; salas de aulas superlotadas; labratórios de informática muito pequenos com capacidade para receber apenas um terço do número de alunos por sala de aula; salas de leitura e bibliotecas apertadas e sem mesas e cadeiras, etc.

2. A CONDESCENDÊNCIA NO PROCESSO DE APROVAÇÃO: para mostrar altos índices de aprovação a maioria das escolas públicas "facilita" a aprovação de alunos que não se encontram em condições de cursar a série para a qual serão aprovados, várias tentativas de recuperação e, por fim, conselho de classe.

3. A IDEOLOGIA DA CLASSE DOMINANTE: formar cidadãos aptos para serem enquadrados no grande reservatório de mão-de-obra barata.

4. A GESTÃO AUTORITÁRIA: orgão responsável por manter o corpo docente em estado de obdiência e subserviência. Insistem no discurso de que a indisciplina ocorre por culpa única e exclusiva do professor que por não ter domíno de sala compromete o bom andamento dos trabalhos. Não admitem que essa é uma questão sistemicamente maior que a regência de sala. E que nem mesmo toda a escola com seus gestores, professores, funcionários e pais estão conseguindo conter devido aos problemas de ordem social, econômica, política e cultural.

5. FAMÍLIAS DESESTRUTURADAS: salários baixíssimos, desemprego, falta de moradia digna, falta de alimentação digna, etc. Com esses e outros problemas muitos pais entram em desespero. Daí, a falta de sentido da vida, o alcolismo, o envolvimento com drogas. Logo, os alunos que vivem no meio de tantas carências, dificilmente logram sucesso e muitos evadem. Outros chegam ao nível médio sem a mínima condição de concorrerem ao vestibular

ACREDITO QUE SE TODAS ESSAS CARÊNCIAS FOREM SANADAS LOGO NO ENSINO FUNDAMENTAL, TEREMOS, NO ENSINO MÉDIO, UM ALUNADO APTO A DAR CONTINUIDADE A SUA FORMAÇÃO E A CONCORRER DE FORMA LEAL EM CONCURSOS, VESTIBULARES E MERCADOS DE TRABALHO.

Origem da Imagem: Julio Dias (facebook)


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