Na tentativa de integrar a Família e a Comunidade nas atividades da Escola, diminuindo as distâncias entre as famílias dos Alunos, a Escola e a Comunidade, o desenvolvolvimento de atividades prazerosas, artísticas e comemorativas mostrou ser de fundamental importância, no que se refere à promoção de uma maior participação da Família nos eventos escolares.
Entre essas atividades, ressalta-se aqui uma exitosa experiência que foi a "Oficina de Artesanato com Tecido: confecção de bonecas de Retalhos".
Os resultados foram muito proveitosos, uma vez que além do clima de descontração, o produto final foi surpreendente, como mostram as fotos.
Os familiares dos alunos já estão fartos das velhas metodologias utilizadas nas reuniões escolares para discutirem o nível de aprendizagem, o comportamento e a disciplina/indisciplina dos seus filhos.
Essas reuniões que gerlalmente se constituem de um momento coletivo em que se participa de uma "dinâmica de grupo" (geralmente algo desprovido de sentido ou de qualquer aplicação na vida real, formas ultrapassadas de fingir que temos uma educação de qualidade a oferecer), em seguida se ouve as enfadonhas palavras do Núcleo Gestor, para finalmente partir para uma conversa individual entre pais e professores a respeito dos alunos.
Nessas oficinas, ao contrário das cansativas reuniões, se pode conversar num clima mais descontraído, informal e agradável e sem tantas cobranças diretas. O desenvolvimento de atividades semelhantes pode ser a chave para uma integração da família-escola-comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário